Premiando a Sustentabilidade do Turismo na Prática

Photo by Camila Cordeiro / Unsplash

Prêmios voltados para a sustentabilidade integram um conjunto de ferramentas conhecidas como  ecolabels ou rotulagem ambiental. Além das premiações, existem também selos, certificações, entre outros tipos. Esses "mecanismos influenciam produtores a terem uma oferta ambientalmente mais responsável e a promover uma comunicação mais confiável com o mercado-alvo", como indica Costa (2020).

Desde a década de 1990, o reconhecimento dos esforços das organizações do turismo têm se amplificado. Para a Organização Mundial do Turismo (UNWTO, 2017), as premiações voltadas para a sustentabilidade no turismo servem para inspirar grupos (empresas, governos, consumidores, comunidades, etc) em diferentes locais e escalas. Assim, uma premiação ligada a sustentabilidade busca influenciar produtores a serem mais comprometidos e a reconhecer aqueles que já desempenham um papel relevante no avanço das questões socioambientais no turismo.  

No Brasil, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade ocupa o  maior destaque no setor.  Em 2022, a iniciativa celebra 10 anos de sua existência e tem o LETS como parceiro, na medida em que diversos membros colaboram como jurados, organizadores e com pesquisas acerca da premiação.

"O Prêmio é uma iniciativa espetacular que agrega atores públicos, privados, do terceiro setor, organismos internacionais, e fortalece as pontes entre eles para o desenvolvimento de um turismo mais consciente no Brasil" - João Tasso, coordenador do LETS e jurado da premiação desde 2018.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem como objetivos estimular a cadeia do turismo a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável; Incentivar o trade a oferecer produtos e serviços sustentáveis e possibilitar que as boas iniciativas sejam multiplicadas; Fomentar a cultura empresarial de gestão da sustentabilidade no setor do turismo; Reconhecer as melhores práticas e dar visibilidade às empresas e suas ações sustentáveis; e Contribuir com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

Em 9 edições a premiação já obteve 903 inscrições e 92 cases premiados. Todas as iniciativas vencedoras estão disponíveis no Mapa das Iniciativas Sustentáveis, desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo. Nesta 10ª edição, o prêmio obteve 89 inscritos, com 50 cases indicados para a segunda etapa do processo de seleção, após a criteriosa avaliação e pontuação das iniciativas semifinalistas, foram selecionados 27 finalistas ao Prêmio, e 4 selecionados para Menção Honrosa. Os vencedores foram anunciados em Cerimônia de Premiação no BioParque Pantanal, que aconteceu simultaneamente à Convenção BRAZTOA, entre 1 e 4 de dezembro de 2022, em Campo Grande.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade foi o 1º Prêmio de Turismo Sustentável reconhecido pela Organização Mundial do Turismo – OMT, em 2014. A entidade é responsável pela sua organização e conta com um diferencial essencial, que confere ao prêmio credibilidade e relevância em nível nacional e internacional, que é o seu corpo de jurados, que não apenas analisa e seleciona as iniciativas vencedoras, mas desde a criação do Prêmio, auxilia a BRAZTOA na tomada de decisões estratégicas visando seu constante aprimoramento.

O Juri do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é formado por profissionais, empreendedores, especialistas e doutores multidisciplinares, que atuam na ONU Meio Ambiente, Convenção da Biodiversidade, no Ministério do Turismo, ABNT, Fecomércio, Instituições de ensino, consultorias, dentre outros.

A Associação Brasileira de Operadores de Viagem - BRAZTOA, criada em 1989, atua de forma a conectar profissionais, empresas e instituições com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do turismo de lazer em harmonia com os recursos naturais, socioculturais e econômicos inspirando os viajantes a desbravar o mundo. Atualmente representa 56 operadoras de turismo e 27 associados parceiros, que correspondem a Parceiros de Negócios, empresas correlatas ao setor de turismo, e Parceiros Institucionais, que engloba os destinos e entidades do setor.

"O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade nasceu como consequência de muitas reflexões sobre nosso papel, da necessidade de mudarmos e do desejo de inspirar nosso setor a agir de maneira mais responsável e igualmente, passar a reconhecer os esforços do setor, foi o último capítulo dessa história. É uma alegria imensa chegar até aqui." Roberto Nedelcio, Presidente da Braztoa

Após criteriosa avaliação realizada pelos jurados, que contou com coordenação e interface realizadas pela SPRINT Dados, foram anunciadas ao público as 10 iniciativas vencedoras e outras três menções honrosas, escolhidas entre 31 finalistas de 14 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Rayane Ruas, fundadora da SPRINT Dados, ressalta que:

O processo de seleção das iniciativas inscritas, passa por análise de critérios e um amplo debate do Juri, sem qualquer envolvimento da Braztoa. Estes aspectos garantem ao Prêmio relevância e credibilidade. É uma honra para nós contribuir com a gestão, garantindo rigor em todos os procedimentos de inscrição, análise e seleção do Prêmio.

Conheça os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade no Turismo 2022 - 10a. edição 


Na Categoria Operadoras Braztoa foram duas premiadas:

Programa de Capacitação em Turismo Sustentável, da CVC Corp,  ação focada no desenvolvimento turístico por meio de experiências criativas, inclusivas e sustentáveis.

Projeto Yaripo - Ecoturismo Yanomami, proposta pela Ambiental Turismo, protagonizado pelos indígenas, focado na geração de renda, empreendedorismo, autonomia e preservação da Amazônia;

A Categoria Parceiros Institucionais teve três premiados:

Programa Parques Paraná, iniciativa governamental para promover o turismo sustentável em unidades de conservação, integrando sua comunidade de entorno, fomentando pequenos negócios, auxiliando na distribuição de renda, gerando desenvolvimento socioeconômico e protegendo culturas e comunidades tradicionais, através do turismo seguro e consciente;

Roteiro Quilombo Cultural de São Luís (MA), iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, visando colaborar para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e o desenvolvimento socioeconômico da comunidade, dos visitantes e do trade turístico;

Turismo de Base Comunitária Valorizando a Cultura Caiçara, projeto que coloca em prática o Turismo Sustentável, tornando a comunidade caiçara como protagonista, com capacitações, fortalecimento de iniciativas, divulgação de roteiros, para a geração de fonte de renda.

Entre os Parceiros de Negócios foram cinco premiados:

Cafezal em Flor Turismo e Cafés Especiais, que iniciou suas atividades há quase 20 anos com a proposta de divulgar práticas sustentáveis entre visitantes, colaboradores e a população local. Unindo hospitalidade, gastronomia, conhecimento agrícola, produção de cafés especiais e educação com práticas sustentáveis, tornaram-se referência nacional em turismo do café;

Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito (MS), é um atrativo que oferece passeio a cachoeiras, passeio a cavalo e observação de aves. A operação foi fundada com diretrizes para a sustentabilidade. Em 2022, iniciaram a expansão do sistema agroflorestal, incentivando a agricultura familiar e a restauração florestal. Visitantes percorrem esse novo caminho e conhecem os projetos ambientais do local;

Florin Experience, programa de vivências afetivas que compreende a realização de workshops, cursos e visitas técnicas destinadas a evidenciar a importância das abelhas e da polinização para a produção de alimentos saudáveis. Entre seus objetivos está disseminar padrões responsáveis de consumo e de produção, compatíveis com os fundamentos da economia circular;


Programa de turismo regenerativo Biofábrica de Corais, startup focada em gerar bens, produtos, processos e serviços que contribuam para a reconstituição recifal, a partir de uma perspectiva multidisciplinar. O programa representa o esforço em dar escala à recuperação recifal, transferência de renda e conhecimento para as comunidades, sempre associado à sensibilização de pessoas;

Quinta da Estância – Um sonho colocado em prática de educação para a sustentabilidade, que nasceu há 30 anos e traz ações de valorização da mão de obra local, fornecedores regionais, projeto Carbon-Free, recuperação de animais apreendidos do tráfico, participação no Pacto Global da ONU, plantio de mais de 60 mil árvores na região, recepção de mais de 60 mil alunos carentes gratuitamente.

Por fim, entre as Menções Honrosas foram três premiados:

Categoria Mídia: Experiências conscientes em destinos nacionais, do Live More, Travel More, que compartilha guias de destinos nacionais para brasileiros e estrangeiros com informações que geram consciência ambiental e social, oferece dicas práticas para que turistas minimizem seus impactos e ainda promove negócios com boas iniciativas de sustentabilidade

A Categoria Academia teve dois vencedores: O Estudo Lowering the harm of tourist activities: a Systematic Literature Review on Nudges, trata sobre Nudges, uma aplicação da Economia Comportamental que visa produzir uma melhor tomada de decisão em simultâneo, em que proporcionam liberdade de escolha. O Estudo propõe um modelo conceitual para implementar nudges legítimos no setor do turismo, que considera as particularidades de ambientes hedônicos, focados no prazer e na diversão.

Mandioteca - cartografia das farinhas de mandioca do Brasil tem o propósito de valorizar a diversidade de farinhas de mandioca existentes no Brasil e, com isso, promover o uso gastronômico e turístico sustentável desse ingrediente e a valorização dos territórios e comunidades produtoras. O projeto é realizado pelo IFB campus Riacho Fundo, por meio do Edital 16/2021 RIFB e conta com a parceria externa do Instituto Maniva e apoio do IFF campus Cabo Frio.


Este ano, a premiação traz uma viagem terrestre à Espanha, em 2023, oferecida pelo Escritório de Turismo do país, para o grupo de 10 vencedores das categorias; certificado que conta também com a chancela do Ministério do Turismo e PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente; selo digital "vencedor do prêmio braztoa de sustentabilidade 2022/23"; indicação como parceiros de negócios responsáveis para os associados Braztoa; integrar a rede de aprendizagem, que irá reunir os vencedores das edições anteriores, jurados, associados e convidados; iniciativas inseridas no site iniciativas sustentáveis.turismo,gov.br e no “mapa do turismo responsável”; e divulgação nas plataformas de comunicação da braztoa, do ministério do turismo e dos parceiros de comunicação.

Pesquisas sobre o Prêmio Braztoa

Entre as pesquisas já realizadas pela UnB sobre a premiação, foram publicados dois artigos: em 2019, um trabalho buscava compreender os impactos da premiação para os vencedores, de autoria de Santos, Costa e Alfinito (clique aqui). E o segundo, publicado em 2020, que tinha como objetivo compreender aspectos que, na visão dos vencedores, poderiam ser aprimorados para que o prêmio fosse cada vez mais efetivo (clique aqui para o artigo completo).  Para Helena Costa, coordenadora do LETS, pesquisadora do tema e jurada do prêmio desde 2014:

"O Prêmio Braztoa é uma grande celebração daqueles que buscam um caminho real para a sustentabilidade no turismo. Participar como jurada é uma grande honra e aprendizado. E poder oferecer estudos acadêmicos sobre a premiação é uma alegria imensa. Afinal, é um prêmio muito sério, comprometido e que está sempre evoluindo."

Para saber mais: acesse o Mapa do Turismo Responsável aqui

Rayane Ruas

Rayane Ruas

Doutoranda na Universidade de Aveiro, Mestre em Turismo. Pesquisa Big Data e turismo. Fundadora da Sprint Dados, startup dedicada a inovações na gestão do turismo.
Helena Costa

Helena Costa

Coordenadora do LETS/UnB. Professora Associada III do Departamento de Administração da Universidade de Brasília. Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Mestre em Turismo. Administradora.
Brasilia, Brasil