O NATOUR: Joint Post-Graduate Study Programme in Ecotourism and Nature Guiding, ou “Programa Conjunto de Estudos de Pós-Graduação em Ecoturismo e Guiagem na Natureza” é um projeto co-financiado pela Comissão Européia, que engloba nove países da Europa e da América Latina.
A Universidade de Brasília é uma das universidades membro do projeto, e o LETS é parte central nesse arranjo. O grupo contribui com as atividades a partir da colaboração direta dos professores da UnB: André Cunha (ECL; PPG-CDS; CET; CER), João Tasso (CET), Elimar Nascimento (CDS) e Helena Costa (ADM), além da contribuição de diversos membros do LETS, do CDS e de outras unidades acadêmicas da universidade. A outra universidade brasileira que integra o projeto NATOUR é a UFRRJ, na qual a profa. Camila Rodrigues, também pesquisadora do LETS, compõe a equipe.
O objetivo geral do projeto é desenvolver, validar e implementar um programa conjunto de estudos de pós-graduação, incluindo um curso de especialização, no campo do ecoturismo e de natureza interpretativa, orientado de acordo com as prioridades nacionais e setoriais dos países membros e de acordo com as normas internacionais de gestão de qualidade na educação.
De 4 a 8 de abril ocorreu o primeiro encontro presencial (workshop de formação) do projeto Erasmus+ NATOUR, coordenado pela Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), que consiste na criação de um programa internacional de pós-graduação lato sensu (especialização) em ecoturismo realizado em conjunto entre universidades europeias e latino-americanas, da qual a UnB é parceira.
O evento foi realizado no Campus da UAB, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria. O encontro reuniu 24 representantes, principalmente professores, das dez instituições parceiras do projeto: Universidad del Rosario e Universidad Javeriana, da Colômbia; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade de Brasília, do Brasil; INACAP e DUOC, do Chile; Universidade dos Açores, Portugal; a Universidade de Freiburg, Alemanha, e a consultoria ECQ, da Bulgária; além da anfitriã, Universitat Autonoma de Barcelona, Catalunha, Espanha.
Para o professor André Cunha, coordenador local do NATOUR na UnB,
"a viagem representou uma oportunidade fantástica para aprender novas abordagens na prática e no ensino do ecoturismo, e para potencializar ainda mais a internacionalização do nosso projeto, incluindo o curso de especialização em ecoturismo, em rede, com previsão de lançamento no segundo semestre de 2022."
Ao longo de uma semana intensa de trabalho, foi realizado o acompanhamento e atualização das atividades do projeto e os acordos básicos para sua execução. Algumas sessões tiveram também um carácter formativo, que serviu para contribuir para a formação dos professores participantes nas disciplinas abrangidas pelo projeto.
No primeiro dia da oficina, cada universidade apresentou sua instituição, membros e sua relação com o ecoturismo e o guia de natureza e o projeto. Foram estabelecidos os acordos necessários sobre as metodologias e estrutura a serem seguidas pelo projeto nos próximos meses.
O segundo dia, dedicado aos aspectos de gestão de projetos, incluiu a reunião da comissão executiva e de avaliação do projeto, bem como uma sessão específica sobre critérios de qualidade na implementação de programas de monitoramento (sistemas de gestão e garantia de qualidade) nas respetivas universidades.
O terceiro dia foi dedicado a ver em primeira mão o trabalho dos guias de natureza e dois destinos de ecoturismo na Catalunha. De manhã, o Parque Natural Mongrí, Ilhas Medes e Baix Ter, liderados por Josep Capellà, consultor em ecoturismo e turismo sustentável, e Boris Weitzmann, guia e formador de guias do parque natural, ambos professores da Pós-graduação em Ecoturismo e Guia de Natureza da UAB. O grupo também foi recebido pelo prefeito de Torroella de Montgrí - L'Estartit, que apresentou a área natural Pletera. Durante a tarde de visita ao Parque Natural da Zona Vulcânica de Garrotxa, um dos parques com maior visitação na Catalunha, Mike Lockwood, também professor da pós-graduação em ecoturismo, foi o guia anfitrião numa visita à floresta de Fageda d'en Jordan.
O quarto dia foi dedicado ao aprofundamento da apresentação do contexto da orientação da natureza e da utilização das técnicas de interpretação do património natural, primeiro através de uma visita guiada em forma de workshop participativo, e posteriormente através de diferentes apresentações por vários representantes das universidades parceiras do projeto.
O último dia possibilitou o estabelecimento de acordos quanto às responsabilidades de cada universidade, bem como a distribuição das disciplinas na elaboração dos materiais didáticos que comporão os módulos comuns do programa e que estarão disponíveis no site do projeto (https: //natour-project.eu/). Por fim, também foram acordados aspectos chave para o próximo encontro presencial, constituído por um “Campo de Formação em Ecoturismo”, a ser realizado nos Açores, nos próximos meses.
Siga acompanhando, nas redes do LETS e no site do projeto NATOUR, as informações e novidades do projeto Erasmus+ NATOUR: Joint Post-Graduate Study-Programme in Ecotourism and Nature Guiding.
Instagram: @lets.unb
Site LETS: lets.etc.br
Site Natour: https://natour-project.eu/
texto produzido pelo Prof Evarist Sarlat, traduzido e adaptado pelo Prof. André Cunha. Fotos: André Cunha