Conselho Científico: minibios

Carlos Costa (Universidade de Aveiro)

Doutor e Mestre em Turismo pela Universidade de Surrey (Reino Unido). Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, Portugal. Desempenha as funções de Diretor de Departamento, Diretor do Programa Doutoral em Turismo, editor da Revista Turismo & Desenvolvimento, e membro da Direção da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas. É ainda Diretor Técnico-científico da empresa spin-off em turismo ‘idtour-unique solutions’.

Cláudia Leitão (UECE)

Doutora em Sociologia pela Sorbonne, Université René Descartes (Paris V). Professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da UECE. Foi secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006), foi responsável pela criação e primeira gestora da Secretária da Economia Criativa (SEC) do MinC. É consultora em Economia Criativa para a Organização Mundial do Comércio (OMC) e para a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Elimar Nascimento (UnB)

Doutor pela Université de Paris V (Rene Descartes) e Pós-Doutorado na École dês Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS). Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) e do Centro de Ciênciais Ambientais e Sustentabilidade da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGCASA/UFAM). Idealizador e cofundador do LETS/UnB. Pesquisa e publica sobre conflitos socioambientais, política pública e meio ambiente, interdisciplinaridade,sustentabilidade e turismo.

Kathleen Andereck (Arizona State University)

Doutora em Gestão de Parques, Recreação e Turismo. Professora da School of Community Resources and Development da Arizona State University (EUA). Pesquisa a experiência turística a partir da visão do viajante e dos residentes, com olhar para a sustentabilidade do turismo. Atuou em pesquisas com uma variedade de instituições, tais como: Bureau of Land Management, USDA Forest Service, Arizona Office of Tourism and Arizona Department of Transportation, e também com diversas comunidades e outras organizações.

Marcus Polette (UNIVALI)

Doutor em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar), Pós-doutorado em Ciências Políticas (UFSC). Pesquisador e professor da da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Colaborador no United Nations Pool of Experts - Regular Process (World Ocean Assessment - WOA I e II). Foi representante da academia no GIGERCO - Grupo Interministerial para Gerenciamento Costeiro (2016 - 2018). Desenvolve pesquisas na área de gestão costeira integrada e planejamento regional e urbano.

Marta de Azevedo Irving (UFRJ)

Doutora em Ciências (Universidade de São Paulo). Pós-Doutorado em Gestão Social da Biodiversidade no Département d’Écologie et Gestion de la Biodiversité do Musée d´Histoire Naturelle (MNHN) e no CRBC/ École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) da França. Professora sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ). Pesquisa governança ambiental, conservação da biodiversidade, áreas protegidas e patrimônio, em articulação com a questão climática e políticas setoriais conexas, à luz da Agenda 2030; cultura, patrimônio, povos e populações tradicionais; lazer, turismo ético e sustentável; desenvolvimento de tecnologias participativas como instrumentos para a ação comunitária.

Rita de Cássia Ariza da Cruz (USP)

Livre-Docente pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (2019). É professora Associada do Departamento de Geografia da FFLCH da USP na área de Geografia Regional. Pesquisa e produção bibliográfica envolvendo, principalmente, temas da Geografia Regional e do Turismo, com destaque para economia política, regionalização do espaço brasileiro e turismo. Coordena a Rede Internacional Turismo em Tempos de Pandemia.

Vinicius Lages (Sebrae)

Doutor em Socioeconomia do Desenvolvimento pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris). Foi Ministro do Turismo do Brasil (2014-15). Foi Chefe de Gabinete da Presidência do Senado Federal (2015-16). Desde 2020, é Diretor Técnico do Sebrae Alagoas. No Sebrae Nacional, exerceu as funções de Diretor Técnico (2019) e Diretor de Administração e Finanças (2016-18).