Como a guerra na Ucrânia impacta o turismo mundial?
Todos temos acompanhado os desdobramentos da guerra e buscado compreender seus contornos e impactos. Muitos elementos mostram a complexidade da situação e os potenciais impactos na geopolítica global.
Temos lido incansavelmente, assitido a aulas abertas, debatido o assunto. Os tempos são de tormenta, de imensa tensão internacional. E impactam diretamente o turismo, um setor que foi duramente afetado pela pandemia nos últimos dois anos.
A questão sobre como a guerra na Ucrânia impacta o turismo mundial motivou o contato da jornalista Ana Flávia Castro com o LETS. Colaboramos com a análise a partir do depoimento da nossa pesquisadora Jaqueline Gil, ao lado da entrevista com a também doutoranda do CDS/UnB, Anastasyia Golets.
Percebemos que serão muitos os impactos. Existem aqueles mais claros e imediatos, como a alteração das rotas aéreas, em decorrência dos fechamentos de espaços aéreos que já vem ocorrendo, o encarecimento do petróleo, dos alimentos e outros bens. Esses efeitos ocorrerão em cadeia. Existe também o medo, já presente e com impactos sobre o turismo, como destacou Jaqueline em sua contribuição para a reportagem.
Anastasiya Golets, turismóloga bielorrusa e também doutoranda do CDS, enfatizou na entrevista concedida, o clima de instabilidade nos aeroportos ligados a União Europeia e Ásia. Ela ressalta também o impacto que pode desencadear em termos nas fronteiras, tendo em vista a expectativa por controles de segurança mais rígidos.
Fica claro que os limites do conflito ainda são incertos e que muitos podem ser os desdobramentos ainda não previstos, considerando a proporção que pode alcançar na distribuição de poderes globais.
Para ler a reportagem completa, que traz foco sobre o setor de aviação civil: