Com muita alegria, iremos lançar a segunda obra do selo LETS em 2022 e você é nosso convidado!!!
Será o livro Big Data no Turismo: conceitos e aplicações de autoria da nossa pesquisadora Rayane Ruas.
Anotem na agenda
Dia 11/11
Horário: 11h - 12h (horário de Brasília)
Evento online, com inscrição gratuita pelo Sympla, clicando aqui.
Para essa ocasião especial, estamos preparando um encontro on-line Brasil - Portugal.
Nos vemos lá!
Sobre o livro
O Big Data é um tema que tem estado na pauta e em evidência atualmente, em razão dos grandes volumes de dados que são gerados diariamente. A gestão baseada em imensas massas de dados consolida-se em diversos setores, a exemplo do Turismo, proporcionando uma gestão efetiva e estratégica com melhores resultados. Desta forma, Big Data é um tema que desperta interesse, curiosidade e, ainda, muitas perguntas.
A fim de contribuir para esse debate, o LETS lança o livro Big Data no Turismo: conceitos e aplicações, escrito por Rayane Ruas. A pesquisadora do LETS atualmente reside em Portugal, onde desenvolve seu doutorado na Universidade de Aveiro. O livro nasce de suas pesquisas como doutoranda e de sua atuação profissional como consultora na área.
A obra aborda a definição e características do Big Data, bem como as suas etapas e requisitos para ser implementada. Apresenta como o Big Data se conecta com o turismo e com a sustentabilidade, apresentando exemplos práticos da sua aplicação. Ao final, o livro apresenta uma proposta de passos para quem deseja implementar uma gestão de Big Data no setor de Turismo.
O evento de lançamento do livro irá reunir pesquisadores e professores do Brasil e de Portugal. No Brasil, a UnB estará representada pelos coordenadores e fundadores do grupo de pesquisa LETS, assim como professores convidados de diversas outras universidades que compõem o grupo. Da Universidade de Aveiro, contaremos com o professor Carlos Costa, diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT). Da Universidade do Porto, estará presente a professora Belém Barbosa, especialista em marketing digital, que contribuiu com a Abertura do Livro.
Não perca mais esse lançamento do Selo Editorial do LETS/UnB, e receba no seu e-mail o link para download da obra.
Sobre a autora
Rayane Ruas é Doutoranda em Turismo na Universidade de Aveiro, onde investiga a utilização das tecnologias e do Big Data no turismo. É pesquisadora do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade vinculado ao Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (LETS/UnB). É também Fundadora da SPRINT Dados, uma consultoria especializada na gestão por dados no turismo. Possui no portifólio soluções que vão desde otimização e automatização dos processos de coleta e estruturação de dados, até a seleção e compra de Big Data, agregando serviços de análise, interpretação e aplicação no setor de turismo.
Possui Mestrado em Turismo pelo Centro Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), MBA em Gestão de Projetos e Marketing Digital, na AVM Educacional, e é pós-graduada em gestão de Património, Cultura e Turismo Sustentável pela Fundação Ortega y Gasset (Argentina).
Com 15 anos de atuação no turismo, tanto na esfera pública e privada, bem como em sala de aula na condição de professora, é especialista em elaboração e execução de projetos, planejamento, política pública e em análise de dados aplicada à gestão do turismo. Entre suas maiores habilidades estão a interlocução e a transposição entre a academia e o mercado.
Atuou por 5 anos como Diretora do Observatório de Turismo do Distrito Federal (DF), onde foram desenvolvidas mais de 25 pesquisas, com mais de 52 mil pessoas entrevistadas, e articulação e integração de dados de 12 entidades. Dentre elas, foram realizadas parcerias com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Distrito Federal (ABIH/DF), Associação Brasileira de Locação de Automóveis do Distrito Federal (ABLA), Brasília *Convention & Visitours Bureau* (BCVB) e, ainda, órgãos públicos como Secretaria de Fazenda, Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Desde 2021, desenvolve a inteligência da Braztoa, com a realização dos Anuários Estatísticos, Boletins e pesquisas para os associados. No seu exercício como consultora para o alcance da Inteligência Turística, já atuou diretamente com mais de 15 municípios no Brasil. Atualmente, tem trabalhado com parceiros na América Latina e Europa para propagar seu conhecimento e levar a gestão por dados cada vez mais longe. Com o pensamento fora da caixa e sempre com um sorriso, aposta na difusão do conhecimento e da gestão baseada em dados no turismo como uma ferramenta de desenvolvimento do setor.