NOVO: Livro Big Data no Turismo

O Big Data é um tema que tem estado em evidência atualmente, em razão dos grandes volumes de dados que são gerados diariamente. A análise de imensas massas de dados consolida-se em diversos setores, a exemplo do turismo, proporcionando uma gestão efetiva e estratégica com melhores resultados. Desta forma, Big Data é um tema que desperta interesse, curiosidade e, ainda, muitas perguntas.

A fim de contribuir para esse debate, o LETS lança o livro “Big Data no Turismo: conceitos e aplicações”, escrito por Rayane Ruas. A pesquisadora do LETS atualmente reside em Portugal, onde desenvolve seu doutorado na Universidade de Aveiro. O livro nasce de suas pesquisas como doutoranda e de sua atuação profissional como consultora na área.

Rayane tem ligação com a UnB desde o seu mestrado, realizado no Centro de Excelência em Turismo da UnB. Além disso, a autora atuou no setor público do DF como responsável pelo Observatório do Turismo, entre 2014 e 2018. É fundadora e CEO da SPRINT Dados, empresa de consultoria especializada em análise de dados para o turismo, onde tem atendido diversos destinos e empresários de norte a sul do Brasil e desenvolve a área de inteligência da Associação Brasileira de Operadores de Viagens – BRAZTOA, com elaboração de Anuários Estatísticos e Boletins de monitoramento.

“Big Data no Turismo: conceitos e aplicações” tem como público-alvo empresários, gestores, estudantes e curiosos pelo do setor de turismo. A obra tem como objetivo tornar o conhecimento acadêmico compreensível e aplicável pelo leitor. Por essa razão, utiliza uma linguagem acessível e explica termos técnicos de forma simples para que haja melhor compreensão do tema. A autora, Rayane Ruas, explica:

“o meu propósito enquanto pesquisadora e consultora é empoderar gestores, empresários e a sociedade sobre as oportunidades e possibilidades geradas pelo Big Data, para que todos possam se beneficiar dele. Este livro é a materialização deste desejo e espero que ele desmistifique a ideia de que o Big Data é complexo, caro e só é útil para as grandes corporações, pois é exatamente ao contrário, ele pode e deve ser utilizado por todos, trazendo benefícios reais para a gestão de empresas e destinos!”

A obra aborda a definição e características do Big Data, bem como as suas etapas e requisitos para ser implementada. Apresenta como o Big Data se conecta com o turismo e com a sustentabilidade, apresentando exemplos práticos da sua aplicação. Ao final, o livro apresenta uma proposta de passos para quem deseja implementar uma gestão de Big Data no setor de Turismo.

A Profa. Belém Barbosa, da Universidade do Porto, ressalta no capítulo de abertura do livro que:

“este livro é uma ferramenta para gestores do setor do turismo com curiosidade sobre o tema e que pretendam trabalhar Big Data, não sabendo por onde começar. Em um meio digital pleno de oportunidades e desafios, e em que a relevância da comunicação e do marketing digital fazem toda a diferença para ser encontrado e ser ouvido, o Big Data permite, em última análise, identificar de forma rigorosa quem são os nossos clientes ideais e definir estratégias eficazes para os alcançar, encantar e envolver."

Para ter acessar o livro completo em pdf, clique aqui.

Você pode também encontrá-lo no Portal de Livros da UnB.

ISBN: 978-65-998233-1-2

Helena Costa

Helena Costa

Cofundadora e pesquisadora do LETS/UnB. Professora Associada VI - Departamento de Administração da Universidade de Brasília. Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Mestre em Turismo. Administradora.
Brasilia, Brasil